Luz Fria e Quente, você sabe a diferença?

Luz Fria e Quente, você sabe a diferença?

Você sabe o que é luz fria e luz quente e qual a diferença entre elas?
Quando falamos de luz quente ou luz fria não estamos nos referindo a maior ou menor quantidade de calor por ela dissipada, mas sim ao tom de cor que ela dá ao ambiente. Veja a diferença abaixo

  1. a) Luz Fria:
    Se refere ao tom mais claro do amarelo ao branco que é a cor mais fria – maior atividade – lâmpada 7000K (6727 ºC ), não é coincidência esta é aproximadamente a temperatura da superfície do Sol, observe que as atividades são executadas com maior disposição no decorrer do dia enquanto o Sol ainda brilha,tem tonalidade fria. Exemplo: lâmpadas fluorescentes.

Lâmpadas Fluorescentes
No passado, as lâmpadas fluorescentes não tiveram boa aceitação para iluminação de estúdios e filmes, pôr modificar os tons da pele e outras cores, e dar uma aparência pouco natural. Isto era produzido pelas grandes áreas de verde e azul emitidas pelas lâmpadas fluorescentes. Hoje, novas lâmpadas fluorescentes asseguram a temperatura de 3200 Kº, necessária na iluminação de estúdios, mas também é necessário fazer referência aos valores de CRI disponíveis.
CRI é um método de referência de 1 ao 100, que indica a fidelidade das cores expostas a uma lâmpada em particular, comparada às mesmas cores expostas a uma lâmpada incandescente onde o valor CRI é 100.
Quanto mais alto é o valor do CRI na lâmpada fluorescente, melhor será para misturar e balancear a luz com lâmpadas incandescentes.
Economia 

Menor consumo elétrico: Com relação à luz clássica de tungstênio, a luz fluorescente permite reduzir o consumo de energia, em aproximadamente 90%.

Menor consumo elétrico em ar condicionado: A dissipação de calor é quase nula, e se obtém portanto, uma economia indireta na ventilação e climatização da sala. Isto reduz substancialmente os requerimentos de ar condicionado.

Menor investimento em equipamentos de ar condicionado: Portanto, o investimento em equipamentos de ar condicionado, será também reduzido.

Menor investimento em instalação elétrica: O menor consumo elétrico das lâmpadas fluorescentes, permitem menor necessidade da capacidade elétrica instalada. Pôr exemplo, para um estúdio com iluminação de tungstênio halógena, onde a necessidade fosse de 300 ampéres, com lâmpadas fluorescentes só precisam de uma capacidade de 30 ampéres.

Longa vida das lâmpadas: As lâmpadas fluorescentes tem uma vida útil de 10.000 horas, com um custo de lâmpada menor do que as lâmpadas de tungstênio.

Normalmente a vida de qualquer lâmpada de tungstênio com 3200 Kº, e de 400 horas.

As lâmpadas fluorescentes são uma eficiente fonte de luz, com qualidades que nenhum outro tipo de luz, é capaz de obter. Elas produzem uma grande quantidade de “lumens” por um pequeno consumo. “Dexel Lighting”, com grande experiência no campo da iluminação extrai o maior proveito desta tecnologia, para propor uma gama completa de fontes de luz fluorescente, ou mais conhecidas como “Luz Fria”.

Locais mais usuais desta lâmpada:

 Área de serviçocozinhabanheirossala de estudos – tom frio – induzindo à atividade

  1. b) Luz Quente:
    Se refere ao tom mais avermelhado – produz maior relaxamento- lâmpada 2700 K (1427 ºC) tem tonalidade quente, cor quente.
    Exemplo: Lâmpadas incandescentes.

É a tonalidade mais amarelada da luz. Muito famosa e associada às lâmpadas incandescentes, o branco quente tem como característica deixar o ambiente com aspecto de maior relaxamento, pelo fato de produzir um pouco menos de lúmens se comparado ao branco frio.

Economia:

Produzem 75% menos economia em relação as fluorescentes.

Locais mais usuais desta lâmpada:

Áreas sociais, dormitórios, salas de jantar e estar e também utilizadas para espelhos de camarins, pois também tem a capacidade de manter as cores mais naturais.

Veja abaixo o gráfico das lâmpadas e sua temperatura.

Noname01

Dúvidas e dicas?

Faça um comentário e lhe ajudaremos. Acesse: http://www.doppiainteriores.com.br e fique por dentro de tudo que rola por dentro da área de arquitetura e interiores.

 

 

 

Bancada da cozinha: Quais os melhores acabamentos?

Bancada da cozinha: Quais os melhores acabamentos?

Olá Pessoal tudo bem?

Hoje vamos falar sobre bancadas e seus melhores acabamentos para que você não tenha dor de cabeça na hora de começar utilizar sua cozinha.
Você sabe quais são eles em termos de absorção, porosidade, higiene e conservação para a bancada uma cozinha? Veja as melhores opções abaixo:
1) Granito: A maioria das pessoas escolhem esta pedra por ser um material mais barato, mas cuidado: este material absorve tudo que cai nele, principalmente se ele for mais claro. E como a cozinha é um lugar de manipulação de alimentos, se a limpeza não for diária, pode acabar manchando principalmente com líquidos mais escuros, como café e vinhos.

tip yourtaxi driverif possible (1)
2) Corian: É possível criar formas com ela, isso mesmo, você pode ter sua bancada da cozinha e pia no formato que quiser e ainda tem uma gama de cores para escolher. Para ter uma Corian na bancada da sua cozinha é preciso fazer um investimento maior, já que sua qualidade é superior as demais pedras, mais difícil de manchar, lascar ou riscar. É altamente higiênico e antibactericida. Muito usado em cozinhas hospitalares pela facilidade de limpeza e conservação.

tip yourtaxi driverif possible (3)
3) Nanoglass: Também conhecida com Marmoglass, as pedras são extremamente brilhantes e brancas, porém, ela serve mais para uma cozinha de “enfeite” do que para uma cozinha de verdade. Pois seu material não suporta temperaturas altas, ou seja, nada de colocar a panela em cima da bancada. O nanoglass é uma pedra frágil e trinca com mais facilidade, por ser uma pedra difícil de se trabalhar a mão de obra para sua instalação é um pouco alta, além do que muitas vezes dependendo da qualidade da massa plastica utilizada, a mesma pode ficar amarela parecendo suja.

tip yourtaxi driverif possible (4)
4) Silestone: É uma pedra feita com quartzo que possuí uma grande variedade de cores, resistente e ótima para a bancada da cozinha. Só tome cuidado com as cores escuras e fortes, pois elas com o tempo podem ficarem opacas, necessitando de polimento.
5) Quartzo: este material é muito parecido com o silestone em sua composição. Pode ser utilizado em cozinhas sim e tem um preço mais acessível e com o mesmo efeito visual.

tip yourtaxi driverif possible
Gostou da dica? 

Então comente e se quer tirar outras duvidas faça sua pergunta que responderemos em breve.

Um abraço

Paula Gabriel

Iluminação para bancada de maquiagem. Você sabe qual a ideal?

Iluminação para bancada de maquiagem. Você sabe qual a ideal?

Mulheres….Vocês sabem qual a melhor iluminação para se maquiar?
Apesar de ser comum as mulheres se maquiarem no banheiro, nem sempre essa é a melhor escolha. É importante sempre observar o tipo de lâmpada e a sua posição em relação ao espelho antes de começar a aplicação.Quando o assunto é produção para o dia, a luz natural é sempre a que leva a melhor!
Mas nem sempre podemos contar com esta iluminação o tempo todo não é mesmo? Então veja algumas alternativas:

1) A iluminação frontal e uma das melhores opções. A incidência da luz no seu rosto ficará de frente para seu rosto não deixando aquela sombra debaixo dos seus olhos e pálpebras.

luz-vidracariashowglass

2) Outra dica é colocar duas arandelas laterais ao espelho que podem ajudar a ter uma luz proporcional.

luz-dianabrooks

3) Outra opção são os espelhos de mesa. Estes, você tem a facilidade e flexibilidade de mudar a posição de acordo com o local, eles vão conseguir captar a iluminação ideal para a sua produção.

espelho_mesa_com_luz_com_lente_de_aumento_crysbell_86783214_0001_600x600

4) Outra iluminação bastante usual e não menos correta é a iluminação que sai por traz do espelho também chamada de iluminação indireta, incidindo luz homogênea em todo o seu rosto

?????????????????????????

e, como dica final, jamais posicione a luz acima do espelho, esta é a maneira mais errada de se maquiar. Ela causa sombras em todo o seu rosto e pode deixar sua maquiagem muito ruim, encobrindo as áreas que não foram maquiadas. 

Gostou das dicas? Deixe aqui seu comentario e se quiser saber sobre outros temas faça sua pergunta que responderemos sem demora!

Um beijo

Paula Gabriel

Que tal seu living mais aconchegante?

Que tal seu living mais aconchegante?

Você já entrou em um ambiente e se sentiu acolhida e extremamente confortável?

A razão pode estar nas flores,  na iluminação suave, ou em uma cor especifica.Veja algumas ideias simples e com itens que você possui  em casa, para tornar sua casa mais  aconchegante, confira:

  1. Aposte em um tapete felpudo. Este item alem de deixar o ambiente muito elegante ele também tem a função de deixar muito aconchegante e agradável.

Noname5

2. As mantas sobre sofás, chaise longs e até poltronas são uma aposta criativa e cheia de charme.

Noname4

3. Já a iluminação diria que que pertence a 70% do ambiente aconchegante. Ela bem colocada e direcionando nos

objetos, moveis certos, podem deixá-lo incrivelmente delicioso de estar. A cor da Luz deve ser amarelada. Nas melhores lojas do ramo, elas são conhecidas como luz confort.

Noname10

4. As cortinas também são  essenciais. Cores, padronagens e tecidos encorpados, vestem o ambiente, deixando-o agradável e cheio de graciosidade. Os tecidos com caimentos que deixam a cortina encorpada são: gorgurinho, Poliéster, dentre outros.

Noname9

5. Almofadas, são certamente itens que não podem faltar nesta decoração aconchegante, pois elas dão vida e um movimento no conjunto. Aposte na mistura de listras e flores ou flores e tons lisos.

Noname7

6. Ja dizia minha avó: ambientes com flores trazem vida e alegria para o ambiente e, ela não estava errada.

As flores possuem o poder de trazer perfume, sutileza e harmonia ao ambiente. Aposte sem medo.

ape-mateus-massafera-diego-revollo-1358203033183_956x618

Aposte nessas dicas e sua casa será seu recanto de tranquilidade, aconchego com excelente convivência de sua família e convidativa também para seus amigos sem deixar de ser elegante e atemporal.

Gostou deste post?

Deixe seu comentário ou duvidas, quem sabe suas duvidas podem virar um post também.

Abraço.

Paula Gabriel

Imagens google

 

Pantones de inverno

Pantones de inverno

Encontre sua cor pantone e aplique num  cantinho especial de sua casa neste inverno!

Já ouviram falar em um inverno tão colorido como este? Além da dupla preto e branco, destaca-se na palheta de cores  abaixo roxo, laranja, vermelho, rosa, azul verde…

cores-principais-1024x126

É incrível como tudo o que passa nas passarelas nacionais e internacionais acabam sendo levadas para sua casa e ficar super  dentro da estação.

moda

Claro que fora estas cores temos uma infinidade de outras cores para você incorporar na decoração da sua casa, dando seu toque todo especial  não deixando de lado a impressão de sua personalidade nela, que é o mais importante pois, sua casa diz muito sobre você, não é mesmo?

Mas cores que nunca saem dessa estação são os tons terrosos e materiais naturais, sempre estarão lá!

Abuse de tapetes com figuras geométricas, mantas em cima de sofás, poltronas ou camas,  muitos materiais naturais como fibras e madeiras por exemplo, sem esquecer de uma iluminação indireta, aquela que conseguimos em abajures sabe?

Tons metalizados devem ficar somente para um toque a mais no charme especial . Uso de dourado e bronze também estão em alta. A ideia é deixar os ambientes mais escuros e aconchegantes. Mas um alerta, precisa muito cuidado na hora da composição para que o ambiente não fique over demais!

Fica a dica:

Se não quiser errar use as cores do momento em acessórios de decoração tais com vasos, luminárias, quadros e cortinas, assim quando você desejar mudar fica mais fácil substituir estes itens.

E no final curta esta estação com muita lareira, ambiente quentinho, aquele café fresquinho e  uma boa companhia!

Geladeiras descoladas

Geladeiras descoladas

Olha só Onde foram parar os adesivos… Nas geladeiras!

Nos mulheres sabemos que na decoração da cozinha a geladeira é um elemento importante.Além de ser um eletrodoméstico de volume e visível, a sua presença tem influência direta no visual da sua cozinha.

Antigamente a geladeira era branca, sempre. Mas hoje com certeza as coisas mudaram.

Além de essas preciosas peças saírem das fábricas com cores diferentes, amarela, vermelha, verde, você pode repaginar aquela sua que não está assim tão novinha, com adesivagem, isso mesmo…com adesivos descolados, o que a deixa com a cara de novinha em folha! Esta opção é perfeita para aquelas geladeiras com defeitos na superfície, como ferrugens, riscos ou pequenas falhas na superfície.

Menina olha que maravilha, você tem inúmeras vantagens para deixar sua decoração com geladeiras descoladas, além de ser uma opção muito barata, quando você cansar do visual pode adesivá-la com outra estampa, e outra e outra…

Veja alguns exemplos de adesivos e ambientações com elas:

Banheiros

Banheiros

Agora é a vez dele! Pequenino, porém, funcional. O BANHEIRO.

Hoje em dia nossas casas ou apartamentos estão com ambientes cada vez menores não é mesmo? E o banheiro é um dos mais prejudicados. Até parece que o depois de dividir todos os ambientes os que sobraram fica para ele!

Veja as medidas mínimas para ter uma circulação:

01

– Porta: em geral, mede 60 cm, abertura inviável para quem depende de cadeira de rodas. Com uma planta estreita e alongada – a exemplo desta, usual em apartamentos novos –, o banheiro tem de estar fechado para que se possa abrir a porta do gabinete da pia. O vão de entrada do ambiente determina a profundidade do móvel: já que previmos uma porta acessível, de 80 cm, a bancada fica com no máximo 48 cm. – Vaso sanitário: os 60 cm entre ele e a parede oposta garantem o acesso ao boxe. Cada lateral da bacia deve distar ao menos 30 cm dos elementos vizinhos, o que dá mais conforto ao usuário e permite apoiar uma lixeira e uma papeleira no piso. – Área de banho: 90 cm é a largura mínima para o boxe. Assim, o morador se agacha e se movimenta livremente enquanto se ensaboa, lava o cabelo e se enxuga.

Mas mesmo assim você pode deixa-los charmosos e com aspecto de que é bem maior do que realmente é!

Mas o que seria de nós, profissionais da área se não tivéssemos estes desafios para ajudar você hem?

Olhem só os truques que temos para parecerem maiores e super charmosos:

  • Trocar o móvel da pia por uma base/pedestal de louça;
  • Escolha uma pia bacana que seja mais alta, menos comprida e menos larga;
  • Comprar uma banheira pequena pode ser uma opção;
  • Azulejos mais largos e cores mais claras dão maior espaço e cores escuras dão sensação de aperto;
  • Abuse de gabinetes feito em marcenaria, assim você pode otimizar cada espaço para guardar pequenas coisas;
  • Os espelhos são amigos dos banheiros. Utilize se possível em cima da bancada de fora a fora na parede.
  • Armários em cima da bacia sanitária também são bem vindos. Mas cuidados com a profundidade, não podem passar de 15cm.

Depois destas ideias para decorar seu banheiro você não terá mais aquela desculpa: “Meu banheiro só não ficou bom por falta de espaço” e, divirta-se!

Beijocas e até a próxima.

Paula Gabriel

 

Vamos para o Quarto

Vamos para o Quarto

Quartos

Uma das alternativas e ferramenta de venda que as construtoras utilizam na hora de lançar um edifício residencial é sem dúvida deixar o quarto do casal ou suíte, como você queira chamar, bem aconchegante, funcional e com bom espaço. Pois comprovadamente a maneira como este espaço está distribuído e decorado no ambiente conta muito na hora de escolher um apartamento que agrade você certo?

Confira comigo as medidas mínimas e corretas para este cantinho todo charmoso: O quarto pede corredores de 60 cm.  – Cama: nas duas laterais, preserve a passagem mínima de 60 cm. Em uma planta como esta a largura possibilita que você  se sente para calçar os sapatos e ainda admite dois criados-mudos, com folga entre o colchão e a parede. – Guarda-roupa ou armário embutido: mantenha também 60 cm desimpedidos à frente dele. Cada folha de um armário de três portas pede cerca de 45 a 50cm quando aberta, e as gavetas podem chegar a 40 cm. Se optar por um modelo com profundidade maior, o ideal é optar por portas de correr, assim libera muito mais espaço de passagem entre ele e a cama.

Agora quando falamos em decoração, ele é nosso espaço pessoal e de descanso. Como o nome já diz, ele deve atender aos seus interesses na hora de decorar, veja outros aspectos que devem também serem pensados na hora da decoração:

– Moveis: Quando for comprar os móveis, você deve calcular antes o espaço que dispõe para seu quarto. Nele você deve ter uma cama, uma mesinha de noite ou duas (caso seja uma cama de casal é melhor colocar duas mesinhas, uma de cada lado), um guarda-roupa e uma cadeira para poder deixar a roupa usada durante o dia que ainda está limpa. A distribuição dos móveis no quarto deve ser a correta, para isso deve deixar uma boa circulação no cômodo inteiro para não ter que ir desviando dos moveis e acessórios.
– Iluminação: O quarto deve ter iluminação e ventilação. A melhor iluminação é aquela que pode se adaptar à necessidade, ou seja, poder graduar a luz quando assistir televisão, quando procurar algo no guarda-roupa, ler, etc. Além da luz principal, você deve colocar luzes pequenas para as mesinhas de cabeceira, muito úteis para as atividades que pedem uma boa iluminação, como por exemplo, ler.

– Acessórios: Como em qualquer parte da casa, os acessórios também são muito importantes no quarto. Mas você não tem que exagerar nem encher o quarto com muitos detalhes: lembre-se que é um lugar da casa para descansar e relaxar. Portanto, você não deveria ter computadores, máquinas de fazer exercício ou televisão no quarto. Para decorá-lo você pode usar velas, fotos ou algum quadro nas paredes. A quantidade de acessórios depende do espaço disponível.

– Enxovais: Neste quesito você pode ousar, pois existem no mercado enxovais lindíssimos, com cores e estampas variadas sem esquecer que se tiver um espaço pequeno brinque com estampas delicadas que dão um toque todo especial a este espaço, já para quartos maiores, a ousadia fica por conta de sua facilidade  e bom gosto na combinação de cores e “enjoy the evening”! (aproveite a noite).

 

Beijocas

Paula Gabriel

 

 

Apartamentos Pequenos

Apartamentos Pequenos

Pequenos espaços

Hoje, iniciarei uma série de posts que poderão ajuda-la e muito na hora da compra ou reforma desses minúsculos espaços e depois falarei sobre cada ambiente individualmente.

Sabe quando vamos ao supermercado e encontramos aquelas bandejinhas de lasanhas, que serve apenas uma pessoa? E aquelas caixas de ovos, também pequenas, só pra uma pessoa?  Agora, imagine aquele apartamento bem pequeno, mas que acomoda perfeitamente uma pessoa ou quem sabe até duas? Pois bem, vamos falar deles hoje.

Cada vez mais as construções estão menores, principalmente em cidades grandes como São Paulo, que quase não tem mais espaço horizontal e o jeito é subir estas construções verticalmente. A tendência é aproveitar o terreno pequeno pra construir. Mas… e a planta, como fica? Mal distribuída, claro. Mas ainda existem soluções para o que não parece ser solucionável!

Quem casa quer casa não é mesmo? Então quando chegar a hora de reformar ou decorar   seu cantinho novo ou usado, vão algumas dicas:

Opte por portas de correr nos ambientes tais como: banheiros em que a porta acaba abrindo para cima da bancada, elas facilitam a circulação;

Se você gosta de pisos escuros, o mobiliário e decoração deverão ser claros, para dar o contraponto e vice versa. Piso de tabuas estreitas colocadas no comprimento ajuda a alongar o apartamento.

Uma dica infalível para quem gosta de espelhos em paredes inteiras: ele tem a ilusão de ótica de duplicar o espaço e fica lindo, além de estarem super em alta!!

Nunca rebaixe todo o forro de gesso, de preferencia utilize forros delimitando somente a sala de jantar por exemplo, assim dará a sensação de que o Pé direito (altura do piso ao forro) é mais alto em todo o apê. Mas se não gostar de rebaixos, então prefira somente molduras, mas um alerta, utilizando esta segunda opção não poderá embutir as luminárias que dão um charme todo especial.

Quanto mais você puder abusar de mobiliário criado e desenhado para aquele cantinho que você acha que não vai utilizar para nada, digo moveis feitos em marcenaria, faça, assim conseguira milagres e tudo estará devidamente no seu lugar sem deixar deixar de lado a sua marca e bom gosto.

Outra dica importante: Você pode pedir ajuda de um profissional também, caso deseje, tenho certeza que esta parceria entre você e ele dará super certo e fará muito sucesso, aliando seu bom gosto com a técnica e também bom gosto dele para a tão sonhada casa!

Você vai adorar participar de TUDO!

Veja alguns exemplos:

Escadas

Escadas

Escada, o que fazer para que ela integre ao ambiente?

Sabe aquela escada que nem sempre é tão bonita ou então está posicionada em um espaço que não é assim tão legal?

Pois é, trouxe para você algumas dicas para que consiga otimizar aquele espacinho morto debaixo delas e assim tornar o ambiente muito mais charmoso e acima de tudo funcional.

Você pode utilizá-la com nichos abertos para colocar acessórios de decoração tais como vasos, cachepots, velinhas, etc.., Também pode fazer gavetões onde podem ser colocados dvs, cds ou até mesmo aqueles livros que estão velhinhos mas que você não quer que eles apareçam na decoração e nem quer jogar fora sabe?

Pode utilizar também como bancada para um home office, com mesa e gaveteiro com rodízios solto embaixo;

Pode também fazer um belo jardim de inverno com plantas que sejam propicias para aquele espaço, atendendo sempre a luminosidade, temperatura e oxigenio, algumas destas plantas podem ser:

Ou se esta escada estiver dentro de um quarto que vai para um soton pode ser usada como armario para roupas dobradas, como a que voc~e vê na foto, não é mesmo?

Fora isso, os modelos de escadas são infinitos tais como: caracóis, em L, retas, com corrimão ou sem, e por aí vai!

Mas não esqueça que para sua segurança os degraus terão que ter: 25 35cm de largura o que nós profissionais chamamos de “pisada” por 14 a 18cm de altura , o que chamamos de “espelho”. Estas são as normas técnicas de acordo com a ABNT (associação brasileira de normas tecnicas).

Mas o mais importante é que esta escada que não lhe atenda somente para subir e descer, mas também que você possa ocupar aqueles espaços que parecem que nunca iremos utilizar por nada neste mundo!

Então… use seu bom gosto e criatividade e mãos a obra!